Belíssima xícara em porcelana alemã Meissen. Fundada em 1708, foi a primeira fabricante de porcelanas de qualidade da Europa. A xícara é um souvenir da Exposição Universal de 1855, realizada em Paris, na França. De um lado, apresenta a efígie da Rainha Vitória, e do outro a efígie do Imperador Napoleão III, com a águia francesa ao centro. Apresenta a cor azul cobalto com grande decoração em ouro, e a capacidade para 350 ml. Da segunda metade do século XIX, está em ótimo estado de conservação, apresentando apenas desgaste do ouro na parte interna, mas que não interfere na beleza e importância da peça. Ideal para colecionadores e apreciadores.

Medidas:
Altura da xícara: 13,3 cm
Diâmetro do píres: 17,5 cm

Valor à vista: R$ 5.299,00
Valor parcelado: 5 x R$ 1.180,00

Referência: LO 30

Old cup and saucer german porcelain Meissen Queen Victoria and Emperor Napoleon III – Exposition Universelle (1855)

Um dos maiores objetivos de Napoleão III era reconciliar seu país com a Inglaterra. A visita oficial da Rainha Vitória em Paris confirmou o restabelecimento de relações cordiais e próximas entre a França e a Grã-Bretanha. Um primeiro acordo já havia começado durante o reinado de Louis-Philippe, que convidara Vitória para o Château d’Eu em 1843. Essa visita assumiu grande importância, pois foi a primeira visita de um soberano britânico ao solo francês desde o século XVI. Após o restabelecimento do império, Vitória reconheceu o novo regime e a aproximação entre os dois países resultou em seu envolvimento conjunto na Guerra da Crimeia. Napoleão III foi recebido com muita pompa e cortesias na Inglaterra durante sua visita entre 16 e 21 de Abril de 1855 e, em troca, Paris deu as boas-vindas a Vitória de maneira semelhante em Agosto do mesmo ano.

O próprio imperador organizou o programa de eventos para Vitória, o príncipe Albert e seus filhos. Os monarcas visitaram museus, monumentos e cerimônias oficiais. Estes incluíram três visitas à Exposição Universal, bem como paradas no Louvre, Versalhes, Sainte Chapelle e Notre Dame. De sua estada, provavelmente o evento mais importante, como Victoria observou em seu diário, foi a visita ao túmulo de Napoleão I.

A rainha ficou muito entusiasmada com a beleza da capital francesa e ficou igualmente impressionada com o esplendor da corte imperial. Isso ficou particularmente evidente na ceia organizada no Salle de l’Opéra do Palácio de Versailles, em 25 de Agosto. Vitória comentou, novamente em seu diário, que foi uma das noites mais bonitas e majestosas que eles já haviam vivido. Uma queima de fogos e um baile na Galeria dos Espelhos precederam a ceia.

Share This