Os principais fatores que favorecem a compra de antiguidades:

  • Durabilidade

Os móveis e objetos antigos são constituídos de materiais nobres. Os  atuais, em sua maioria, não. O objetivo da indústria atual é o consumo.  Isto leva à fabricação em massa de peças pouco duráveis e com menor qualidade, gerando um círculo vicioso de consumo e descarte.

  • Exclusividade

Compor ambientes e decorar a sua residência com peças de antiquários possibilita o diferencial, a exclusividade, a personalidade que todos buscamos, pois é um prazer sermos diferentes e estarmos num ambiente único, com o nosso estilo, com o “nosso DNA”. Com um pouco de imaginação é possível compor ambientes personalizados, coloridos, delicados, austeros, divertidos ou até lúdicos. Em decoração, o importante é traduzir, através dos ambientes, a personalidade e o estilo de vida de seu dono.

Mesclar móveis e objetos antigos com peças modernas de qualidade quase sempre tem um resultado muito interessante.

  • Materiais nobres

A grande maioria das peças antigas foram confeccionadas com materiais de qualidade superior. Justamente por isso é que atravessam décadas e séculos, ficando cada vez mais charmosas e, naturalmente, históricas. A pátina do tempo dá ainda mais beleza às antiguidades.

  • Um ato ecológico

O uso de móveis e objetos antigos é uma alternativa ecologicamente correta. Restaurar ou reutilizar peças antigas é também um gesto de amor à natureza e às futuras gerações. Menos árvores precisam ser abatidas e menos matéria-prima extraída do planeta.

  • Custo-benefício

As peças antigas têm muita qualidade, podendo durar gerações numa mesma família! Então, vale a pena comparar itens antigos com os atuais antes de efetuar uma compra – a “web” é um facilitador para fazer pesquisas e comparar preços. Além disto, muitas vezes, surgem verdadeiras pechinchas nos briques e antiquários – vale a pena frequentá-los! Por outro lado, mesmo que o investimento seja alto, ainda assim terá valido cada centavo, por causa de sua EXTREMA QUALIDADE!

  • Investimento

Adquirir antiguidades é um grande investimento para o futuro. Isto ocorre porque o mercado de antiguidades trabalha com o tempo a seu favor. Equivale dizer que, quanto mais antiga a aquisição, mais valor ela tem no mercado. Quanto mais os anos passam, mais rara ela fica!

  • Resgate histórico

As antiguidades são o reflexo da cultura de uma sociedade. Móveis e objetos possuem características  peculiares de cada época e estilo. Resgatar a história traduzida nas retas e curvas das peças antigas é levar para o futuro o legado cultural e emocional do passado. Usar antiguidades é, também, uma forma de ensinar a evolução do design para as futuras gerações.

 

Crédito do texto:

Paulo Hippen

Sócio-gerente da loja Mercado Negro Antiguidades

em 19/out/2015

Revisão e colaboração: Sheila Sardi (cliente, amiga e “adoradora” de antiguidades)

Share This